
ADORÁVEL PÚBLICO!
CIRCUS MAXIMUS
de Guilherme Moojen
Inauguração dia 17 de agosto de 2011 às 20h
Visitação até 17 de setembro de 2011
de terça a sábado das 19h às 24h
72 NY Gallery, rua Nova York, 52, bairro Auxiliadora,
Porto Alegre/RS
A relativa proximidade entre a arte erótica e a pornografia na série de desenhos de Guilherme Moojen, criados a partir da observação in situ de tradicionais casas noturnas de Porto Alegre, suscitou o projeto da exposição CIRCUS MAXIMUS.
Em 2010, por ocasião da temporada do Cirque du Soleil na cidade, o artista foi convidado a desenhar a mundialmente famosa trupe circense durante seus ensaios, demonstrando mais uma vez sua impressionante sensibilidade artística, como desenhista voyer que, ao testemunhar o tempo em que vive, expressa com a força da sua mão o quadro de duas realidades que se relacionam da perversão e da diversão.
A presente exposição foi concebida para colocar lado a lado estes universos culturais, exibindo 26 desenhos destas séries, totalmente inéditos do público, onde constam cenas eróticas e circenses. São imagens altamente imaginativas, com personagens não individualizados, numa deliberada referência ao paganismo romano que ainda influência o imaginário da sociedade contemporânea.
Diante dos desenhos de Moojen e de sua incontestável idéia desejo, sexo e diversão, através de uma representação selvagem e explícita, coube-me elaborar uma curadoria que não explorasse o burlesco destas imagens, mas sim o efeito artístico da produção deste jovem e já talentoso artista que na sua primeira individual resgata, de um só golpe, dois temas que são eternos para a história da arte: o nu e o circo.
A 72 NY Gallery agradece ao artista e comemora com seu público mais esta exposição que marca este espaço como um ambiente devoto a novidade e a provocação cultural. Muito obrigado pela sua visita!
André Venzon
Curador 72 NY Gallery